NEWSLETTER
Cadastre-se para receber as novidades deste portal diretamente no seu e-mail!
X

A importância da vacinação contra a gripe para as crianças

Publicado em 19/04/2017 12:30
Categoria: Dicas
A importância da vacinação contra a gripe para as crianças

O resultado de uma nova pesquisa, realizada pelo Centro de Controle de Prevenção e Doenças (CDC), nos Estados Unidos, reforçou a importância da vacina contra a gripe para as crianças. No trabalho, publicado no periódico Pediatrics, os pesquisadores norte-americanos afirmam que a imunização reduz os riscos de morte em crianças por conta do Influenza (o vírus da gripe) em 65%.

Para chegar à conclusão, os cientistas analisaram dados de quatro temporadas de gripe, entre 2010 e 2014, e compararam o status de vacinação de crianças que morreram por conta do Influenza. "Todos os anos, o CDC recebe um relatório sobre as crianças que faleceram em decorrência da gripe. O estudo nos diz que podemos prevenir essas mortes vacinando mais", diz Brendan Flannery, epidemiologista da divisão de Influenza do CDC e um dos líderes da pesquisa.

No Brasil, a recomendação do Ministério da Saúde é que crianças a partir de 6 meses até menores de 5 anos sejam imunizadas. A versão trivalente pode ser tomada por bebês a partir dos 6 meses de vida. Mas a quadrivalente merece atenção: a vacina produzida pelo laboratório GSK só pode ser dada a crianças maiores de 3 anos. Já a produzida pelo laboratório Sanofi, chamada de quadrivalente pediátrica, pode ser dada às crianças a partir dos seis meses de vida. "É uma simples diferença de bula. Enquanto a vacina feita pelo GSK só passou por testes em crianças com 3 anos ou mais, a do Sanofi já foi aprovada para o uso com bebês", explica Isabella Ballalai, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações.

A campanha de vacinação contra a gripe iniciou na segunda-feira (17) e vai até dia 26 de maio. Ainda assim, é sempre importante consultar o pediatra da criança, para que ele organize as imunizações do seu filho.

Fonte: Crescer/Editora Globo.

Escola Espaço da Criança - Todos os direitos reservados