NEWSLETTER
Cadastre-se para receber as novidades deste portal diretamente no seu e-mail!
X

A importância do vínculo familiar

Publicado em 10/04/2017 11:11
Categoria: Educação
A importância do vínculo familiar

Pais e mães possuem muitas dúvidas em relação ao o que é melhor para o seu filho e o que devem fazer. Com isso, algumas perguntas surgem nas suas mentes: como posso garantir um bom futuro para o meu filho? Cursos e atividades extracurriculares? Ou deixar ele livre para descobrir o mundo?

 

Claro que uma educação de qualidade é fundamental para o desenvolvimento da criança, mas o item mais importante neste processo é o vínculo familiar. "O que mais importa no desenvolvimento de uma criança não é a quantidade de informação introduzida em seu cérebro nos primeiros anos de vida. E, sim, ajudá-la a desenvolver um conjunto de características, como persistência, autocontrole, curiosidade, escrúpulos, determinação e autoconfiança, que vão fazer diferença tanto no seu desempenho escolar como por toda a vida", diz o jornalista americano Paul Tough, autor do livro Uma Questão de Caráter (Ed. Intrínseca).

 

Cada pai e mãe possui uma ferramenta poderosa, que é: dedicar ao seu filho sua presença, seu cuidado atento, seu amor. Assim, antes de pesquisar desde já bolsas de estudos em faculdades top de linha, talvez seja melhor analisar um período de licença maternidade maior ou a diminuição da sua jornada de trabalho. Resultados de diferentes pesquisas apontam que, para que seu filho adquira a segurança e as habilidades necessárias para usufruir de tudo o que você - e o mundo - puderem colocar à sua disposição, para que ele desenvolva ao máximo suas potencialidades, o que ele mais necessita é de uma conexão amorosa com você.

 

O melhor presente que o seu filho pode ganhar de você é a sua presença.

 

 Fonte: Educar para crescer/Editora Abril.

Escola Espaço da Criança - Todos os direitos reservados