NEWSLETTER
Cadastre-se para receber as novidades deste portal diretamente no seu e-mail!
X

Brincadeiras que te ajudam na hora de visitar alguém

Publicado em 29/04/2016 16:16
Categoria: Dicas
Brincadeiras que te ajudam na hora de visitar alguém

As crianças geralmente acompanham os pais nas visitas. E, por mais que as pessoas sejam acolhedoras com as crianças, vamos combinar que não dá para ser como na casa da avó, que transforma a sala num verdadeiro parquinho para os netos. Visita a parentes, amigos, colegas de trabalho, jantares só com adultos por perto. Em todas estas situações a brincadeira é uma ótima ajuda para manejar as crianças e manter um clima tranquilo.

E é a mesma situação em reunião da escola ou à missa. Em geral, as é bom as brincadeiras que não precisam de material ou cujo material caiba em uma sacola pequena. Outra boa ideia é sempre levar um lençol que podem ser usado nas brincadeiras. Além de proteger o chão, o sofá ou o tapete na casa dos outros, o lençol delimita quase inconscientemente o espaço em que as crianças podem ficar. Mas vamos às brincadeiras?

 

Kit de lápis e desenhos para colorir

Sim, tão simples quanto isso. A dica aqui é realmente pesquisar um desenho que faça parte do imaginário mais legal que seu filho tem. Quando a proposta é que elas passem um tempo divertido pintando, evite figuras genéricas como animais, paisagens ou plantas. Você sabe do que seu filho gosta. Em casa, por exemplo, esquece carrinho ou futebol. Desenho para pintar tem que ser de dinossauro, do Minecraft ou Plantas vs Zombies, Princesas e a  Hello Kit e etc.

Montar caretas no pratinho de papelão

Esta brincadeira é simples e sempre funciona. Previamente  deixe cortados de revistas várias partes do rosto. E quando  visitar alguém, é só escolher algumas destas partes e pegar um pratinho descartável. A brincadeira é montar caretas com as partes. Para incrementar um pouco eu peço uma careta triste, uma fofa, uma divertida e eles vão criando.

Escultura de marshmellow (ou bolinhas de massinha)

Esta brincadeira, você pode substituir o marshmellow por bolinhas de massinha, azeitonas (vai que tem na casa que você vai visitar, né?), pedaços de miolo de pão, entre outras coisas que você pode criar.

 

Criar história em quadrinhos

Outra ideia ótima é levar uma página só com o contorno de uma história em quadrinhos e pedir para que as crianças inventem e desenhem uma história. 

Pescar aranhas da teia

Este aí acima é a caixa teia de aranha. Ela é feita a partir de uma caixa com furos aí já uma caixinha de plástico já furada que estava “encostada”. Mas você pode fazer com uma de papelão e elástico grosso. Passe o elástico pelos furos da caixa, formando uma teia. Coloque no fundo da caixa objetos pequenos. Você pode variar os objetos, conforme a dificuldade que quer deixar a brincadeira.

Convide as crianças para, com pregadores, tentarem resgatar os objetos da teia, sem a ajuda das mãos. 

Aplicativos

Ah! Claro, eles funcionam também.  E eu muito bom habituar as crianças com esta rotina de brincadeiras manuais, assim elas sabem que o celular não vai ser liberado “de primeira” e não ficam pedindo. Nas primeiras vezes é difícil, mas com o tempo, o hábito de se distrair com outras brincadeiras toma conta.

Mas não somos contra a tecnologia. E há vários aplicativos legais e muito educativo para as crianças.

Origami

Esta é outra atividade maravilhosa. Deixe recortado vários quadrados e retângulos de papel .Para crianças muito novas isso não funciona. Mas crianças maiores já conseguem seguir instruções mais simples e construir barcos, balões e chapéus por exemplo.

 

Fonte:http://goo.gl/0vYaFx

 

Escola Espaço da Criança - Todos os direitos reservados