NEWSLETTER
Cadastre-se para receber as novidades deste portal diretamente no seu e-mail!
X

Como lidar com a ansiedade das crianças antes dos testes

Publicado em 05/10/2016 12:12
Categoria: Dicas
Como lidar com a ansiedade das crianças antes dos testes

Quando a semana de provas é anunciada, a rotina muda e o comportamento das crianças também, tornando o papel dos pais de suma importância no momento de lidar com esse período. A forma como é feito a cobrança, pode ser crucial para o seu filho na hora de encarar as provas, tornando assim, o apoio e a paciência um fator importante. Aqui vão algumas dicas para lidar com a ansiedade dos pequenos no período de provas.

1- Não sobrevalorize a importância de um teste!

Lide com naturalidade a situação. O dia ou a semana de provas, não tem de ser algo especial, isso só aumentará a pressão.

2- Ouça!

Se o seu filho estiver muito preocupado, escute com atenção o que ele diz. Não desvalorize o que ele sente, mas vá assegurando que é normal e que a ansiedade passará.

3- Compartilhe a sua experiência!

Perante a ansiedade do seu filho, partilhe também as suas experiências na infância e quando adulto. Quem melhor do que os pais para mostrar que todos passamos por esses momentos?

4- Ofereça a sua ajuda!

Se ofereça para ouvir o que ele sabe sobre a matéria, para falar sobre o tema e para lhe explicar o que está aprendendo.

5- Deixe claro que um teste não determina o valor de ninguém!

Retire o peso da nota de um teste, assegure ao seu filho que só o seu esforço já é muito importante.

6- Certifique-se que há tempo de lazer!

Se o seu filho não se lembrar, terão que ser o pais a introduzir as pausas no estudo: brincar, descontrair, estar com os amigos, jogar, fazer uma atividade em família.

7- Incentive o esforço!

Se a ansiedade faz seu filho evitar estudar, ajude-o um pouco mais, sem criticar, mas o apoiando seja qual for o resultado.

8- Seja apoiador!

Nunca deixe de dizer o quanto gosta do seu filho e quanto o apoia em tudo. Esteja presente, ele sempre saberá que pode contar com você.

Com informações da Oficina de Psicologia.

Escola Espaço da Criança - Todos os direitos reservados