NEWSLETTER
Cadastre-se para receber as novidades deste portal diretamente no seu e-mail!
X

Deixe seu filho ser criança

Publicado em 13/10/2016 12:11
Categoria: Dicas
Deixe seu filho ser criança

A infância é um período de muito aprendizado e de muitas novidades, já que é quando começam os processos de descobrimento do mundo ao seu redor e das relações com as pessoas. Nesta fase da vida, a criança aprende a falar e a andar, começa a estudar e a aprender regras e limites, entre muitas outras coisas. Conheça 10 dicas que podem ajudar e muito o seu filho a aproveitar essa fase tão mágica da vida. 

1- Ler uma história antes de dormir. Não dá para ser toda noite? Tudo bem, combine que 2 vezes por semana terá historinha na cama. Ele vai guardar esses momentos para sempre.

2- Construir algo junto. Pense num castelo de areia, um brinquedo de Lego, uma maquete, uma casa de bonecas…

3- Fazer um piquenique. Não precisa ter um cesto especial ou ir a um parque belíssimo. Dá para fazer piquenique até mesmo no quintal, levando algumas guloseimas e uma toalha.

4- Ver o álbum de fotos da família. Aproveite uma visita na casa dos avós para mostrar fotos antigas, de avós, tios, tias, gente que as crianças nem conheceram, casas e cidades que nunca viram.

5- Contar histórias da sua infância. As crianças ficam vidradas quando ouvem casos de quando os pais eram pequenos.

6- Limpar um cômodo da casa juntos. Num dia de calor, que tal convidá-lo para ajudar na faxina, lavar o carro, esticar roupas no varal, atividades diferentes da arrumação do dia a dia?

7- Brincar no parquinho ou no playground. A proposta é efetivamente brincar junto – entrar no tanque de areia, sentar num balanço, “ser criança” junto. Sem olhar no celular.

8- Coletar folhas de árvore ou pedras. Uma simples caminhada pode render uma exploração divertida para pais e filhos.

9- Assistir ao filme preferido dele. Sentar-se do lado, ouvir suas opiniões sobre o filme, é uma mostra de sua participação na rotina dele.

10- Ouvir, ouvir, ouvir. Deixe a criança falar. Contar como foi seu dia, falar da brincadeira (que pode ser boba, mas tudo bem) com um amigo, confessar algum medo, relatar um sonho. Treine os ouvidos para dar atenção ao seu mundo mágico. E o seu mundo ficará ainda mais mágico.

Escola Espaço da Criança - Todos os direitos reservados