NEWSLETTER
Cadastre-se para receber as novidades deste portal diretamente no seu e-mail!
X

O que fazer para acalmar as crianças pequenas?

Publicado em 25/01/2016 12:17
Categoria: Novidades
O que fazer para acalmar as crianças pequenas?

Na fase de 3, 4 anos as crianças costumam ser bastante agitadas, desobedientes e etc. O que fazer para acalmá-las? Confira 15 dicas para pôr em prática.

 

1-       As crianças nesta faixa etária geralmente não se prendem por muito tempo em uma atividade, portanto, toda e qualquer atividade deve ter de 15 a 20 minutos. Passado este tempo, mude.

 

2-       Organize um planejamento e estabeleça a sua rotina. Em sala, as crianças devem saber o que farão durante o dia. No início da aula você pode escrever as atividades que serão feitas e ir chamando as crianças para representar a rotina com desenhos. Eles adoram!

 

3-       Você precisa trabalhar os combinados com desenhos. Crie um combinado com a turma permitindo que coloram os desenhos que representem as regras.  Combine com eles o que pode fazer, reforçando sempre o que pode, evitando a palavra NÃO. Alguns exemplos: Guardar os brinquedos depois de brincar. Fazer carinho nos colegas. Posso morder meu lanchinho, biscoitinhos... Prestar atenção na professora etc.

 

4-        Uma atividade que prende a atenção deles por algum tempo: Garrafas pet com grãos, bem coloridas para balançar e fazer barulho... diga que é hora da bandinha. Coloque grãos de diferentes tamanhos e você vai ter sons diferentes. Use também bolinha de papel crepom, água e detergente e não encha a garrafa totalmente. Quando balançar vai fazer espuma.

 

5-       As garrafas citadas acima também podem ser usadas para rolar no chão, eles adoram. Não se esqueçam que você precisa ter uma garrafa pra cada um e que as tampas devem ser muito bem colocadas e coladas com fitas adesivas coloridas para evitar acidentes.

 

6-       Nessa idade, os alunos se interessam por pintura, massinha, historinhas, teatrinho de fantoches, circuitos, fazer alinhavos, desenhar, perceber as letrinhas iniciais dos nomes etc. 

 

7-        Nesta faixa etária elas também são muito prestativas! Não dispense a ajuda deles, solicite-a na organização da sala e outras atividades.

 

8-        Brinque bastante com sua turminha, mas sempre com atividades que tenham um objetivo. Planejar tudo aqui é muito importante.

 

9-        Os castigos são formas tradicionais de disciplinar. Muitos trabalham com castigos mas geralmente eles não dão muito resultado, só deixam a criança mais nervosa e agitada. As crianças de 3 anos já compreendem regras claras... converse muito com elas.

 

10-     Trabalhe com rodinha de conversa, mostre para eles as atividades do dia, você pode fazer essa rotina com fotos das atividades, com gravuras ou com os objetos. Exemplo: Leitura de história (mostra uma foto da turma ouvindo história, ou uma gravura ou leve o livro que você vai ler e mostre para eles). Areia (mostre a foto da turma brincando na areia, ou uma gravura ou uma pazinha ou um balde) e assim sucessivamente fazendo com todas as atividades. 

 

11-     Uma coisa que deixaa turminha muito agitada são atividades que não são próprias para a idade deles, cuidado com as atividades que você está trabalhando. 

 

12-     Nesta idade você tem como objetivos: socialização, ampliar o vocabulário, exploração de diversos materiais, jogos simbólicos. Foque nos objetivos!

 

13-    Cante músicas em cada atividade, para chamar a atenção da turma: na hora de guardar os brinquedos, ao ir e sair do parque, etc... assim eles já vão sabendo o que devem fazer. 

 

14-     Seja firme, não grite, mas tenha firmeza, olhe nos olhos e sempre abaixe e fique da altura da criança para falar com ela. 

 

15-     Tenha muita paciência, persistência e acima de tudo, ame o seu trabalho. Isto é de fundamental importância. 

 

Escola Espaço da Criança - Todos os direitos reservados