NEWSLETTER
Cadastre-se para receber as novidades deste portal diretamente no seu e-mail!
X

Saiba como estimular a criatividade das crianças

Publicado em 16/06/2016 17:23
Categoria: Dicas
Saiba como estimular a criatividade das crianças

A criatividade é um direito fundamental das crianças. É um componente importante para uma vida plena e satisfatória. A criatividade de um indivíduo é necessária para o desenvolvimento e progresso da sociedade, pois são os pequenos saltitantes de hoje que serão os adultos de amanhã. Hoje seu filho cria um desenho de um robô intergaláctico e amanhã ele poderá criar tecnologias que facilitem a vida de muitas pessoas, portanto não menospreze suas ideias e estimule para que ele crie e invente cada vez mais.

 

Se observarmos as crianças, podemos ver que elas estão mais abertas a novas ideias, que têm um modo inovador de pensar e resolver problemas muitas vezes melhor do que os adultos. Seja enxergando bichinhos nas nuvens, “transformando” um cabo de vassoura em um cavalo ou cadeiras cobertas com lençol em um castelo.

 

De acordo com a Comissão das Comunidades Europeias, “A criatividade é uma característica humana que se manifesta em muitos âmbitos e contextos, desde as obras de arte, desenho e artesanato até os experimentos científicos e o espírito empreendedor”.

 

Saiba o que as pessoas criativas possuem e entenda os motivos paraestimular a criatividade das crianças:

 
• Capacidade em descobrir e identificar problemas;
• Grande poder de tolerância à frustração;
• Habilidade para gerenciar um elevado número de ideias de modo lúdico;
• Flexibilidade de ação e reflexão;
• Muita energia;
• Certeza nos julgamentos e avaliações;
• Amplos conhecimentos em várias áreas;
• Capacidade de solucionar problemas de forma criativa.

 

De acordo com a pesquisa “Bom dia criatividade”, feita pela Fundação Botín, da Espanha, uma aprendizagem mais criativa melhora o rendimento acadêmico das crianças e aumenta suas habilidades sociais. Uma aula de artes, por exemplo, é uma ótima forma de educação aliada à criatividade, pois podemos aprender muito sobre guerra e natureza humana através de uma discussão em torno de Guernica, de Picasso, ou através de uma representação de A Tempestade, de Shakespeare.

 

75% dos países que participaram dos estudos consideraram que a educação artística havia melhorado o rendimento escolar, especialmente na alfabetização e na aprendizagem de idiomas.

 

É importante mencionar que a qualidade e intensidade do processo criativo não dependem do material utilizado, pois para a criança, as coisas importantes são aquelas com que elas conseguem estabelecer uma relação significativa. Portanto, são as emoções e relações que representam uma parte fundamental no processo criativo, e o mais importante é que a criança tenha espaço e liberdade para explorar sua criatividade, que possa experimentar ideias e cometer erros sem ser cobrada.

 

 Confira algumas dicas para estimular a criatividade dos pequenos:

 

 
Como estimular a criatividade nas crianças

 

• Leia para a criança todo dia. Cerca de 20 minutos são suficientes. 

 
• Possibilite que a criança consiga pegar os brinquedos sozinha, deixando-os em um local de fácil acesso. Isso também serve para os livros dela.

 
• Separe um dia na agenda para cozinhar junto com os pequenos e deixe que escolham o que desejam preparar, isso fará com que eles tomem decisões de forma prazerosa e confiram o resultado do que fizeram.

 
• Leve seu filho em exposições e museus, conte sobre os artistas e pergunte o que ele acha das obras expostas.

 
• Sempre que seu filho tiver uma ideia, te mostrar um desenho ou contar algo novo, mostre seu interesse e estimule para que ele faça novamente.

 
• Escutem música juntos e tentem decorar as letras, depois brinquem de inventar rimas e novas canções.

 
• Uma simples ida ao mercado pode ensinar muitas coisas interessantes, como por exemplo, a origem dos alimentos, o caminho que os produtos fazem até chegar na nossa mesa, os tipos de embalagem e o que pode ou não ser reciclado.

 
• Separe uma caixa com papeis, tintas e lápis de cor, e deixe que a criança estimule sua criatividade sempre que quiser.

 
• Dê brinquedos que estimulem a imaginação e criatividade dos pequenos.

 
• Quando seu filho chegar da escola pergunte como foi seu dia e peça detalhes, isso fará com que ele sinta o quão importante é estudar e o que acontece por lá.

 

Fonte: http://goo.gl/KH8A9R 

Escola Espaço da Criança - Todos os direitos reservados