NEWSLETTER
Cadastre-se para receber as novidades deste portal diretamente no seu e-mail!
X

Saiba como explicar coisas de adultos para crianças

Publicado em 26/02/2018 14:45
Categoria: Dicas
Saiba como explicar coisas de adultos para crianças

Curiosidade é a palavra-chave da infância – e é assim que tem que ser, afinal, os pequenos estão começando a conhecer o mundo. Por isso, se você não sabe muito bem como explicar coisas de adultos para crianças, confira dicas simples e lhes dê um voto de confiança.

 

Honestidade e objetividade

Alguns pensamentos sequer passam pela cabeça da garotada, mas são imensamente importantes de se dizer. Pense nos alertas que você gostaria de dar à criança e coloque-a em contato com informações sobre os temas.

 

-Mentir não é uma saída: caso seja pego de surpresa por uma questão difícil de responder, estabelecer o diálogo permite estreitar os laços e construir uma relação de confiança mútua;

 

-Considere a melhor abordagem para cada faixa etária;

 

-Inicie conversas lúdicas sobre o corpo humano, as diferenças entre as pessoas e os limites das piadinhas na escola;

 

-Aposte em ilustrações e brincadeiras para tornar a explicação lúdica de fácil associação;

 

-Aproxime-se do pequeno. Assim fica mais fácil saber pelo que ele está passando e auxiliá-lo;

 

-Além de estimular a honestidade até mesmo em situações nas quais tiver agido mal ou sentir-se intimidado frente a um assunto sério, o pequeno ficará mais confiante para se abrir com você e proteger-se em caso de bullying, por exemplo.

 

Perguntas pra lá e pra cá

Talvez você não saiba muito bem como responder por que é que o sol brilha ou a chuva cai. Que tal assumir uma postura humilde com o pequeno e oferecer-se para pesquisar com ele? Combo de aprendizado! O mesmo vale para explicar a morte. Nessas horas, a ciência pode ser uma mão na roda para ajudar num processo doloroso além de instigar o pequeno a estudar. Ninguém disse que é fácil, viu?!

 

Fonte: Blog Tricae.

Escola Espaço da Criança - Todos os direitos reservados