NEWSLETTER
Cadastre-se para receber as novidades deste portal diretamente no seu e-mail!
X

Trabalhos em equipe são importantes para as crianças

Publicado em 25/11/2015 17:54
Categoria: Educação
Trabalhos em equipe são importantes para as crianças

O trabalho em grupo é uma oportunidade de construir coletivamente o conhecimento. Por meio dessa prática, o aluno se relaciona de modo diferente com o saber. É um momento de troca, em que a criança se depara com diferentes percepções. Não é de hoje que os educadores valorizam o trabalho em grupo como estratégia importante para o aprendizado. 

 

Trabalhando em equipe, o estudante exercita uma série de habilidades. Ao mesmo tempo em que estuda o conteúdo das disciplinas, ele aprende a escolher, a avaliar e a decidir. Nesse tipo de tarefa, treina-se a capacidade de ouvir e respeitar opiniões diferentes, além de argumentar e dividir tarefas. O preparo para vida depende de saber se comunicar, ouvir, respeitar interlocutores e isso só se aprende fazendo.

 

Se a prática é aplicada nos anos iniciais da escola, as crianças aprendem a trabalhar coletivamente e a escutar seus pares desde cedo. Assim, desenvolvem sua autonomia. Para ser proveitoso, esse tipo de tarefa pede estratégias adequadas para cada faixa etária, além de planejamento. O professor deve saber qual é o objetivo do trabalho e, em função disso, dar orientações e propor o tipo de grupo. Terminada a atividade, deve fazer uma avaliação. O trabalho em grupo deve acompanhar outros tipos de tarefas, como produções individuais. Cada atividade tem um objetivo distinto. Os alunos podem redigir em dupla ou em trio, mas têm de trabalhar individualmente também.

 

 

Escola Espaço da Criança - Todos os direitos reservados