NEWSLETTER
Cadastre-se para receber as novidades deste portal diretamente no seu e-mail!
X

Volta às aulas: adaptação e readaptação

Publicado em 21/01/2016 16:59
Categoria: Educação
Volta às aulas: adaptação e readaptação

  Em tempos de volta às aulas, muitas crianças, sejam elas marinheiras de primeira viagem ou veteranas, apresentam resistência em retornar à rotina escolar. Os pais devem ter uma postura precisa para evitar possíveis traumas e transtornos futuros. O segredo é dialogar, pois quando há uma conversa franca entre pais e filhos, é possível perceber que essa atitude pode evitar problemas com os pequenos, principalmente com aqueles que estão ingressando, pela primeira vez, na escola e requerem uma atenção e um cuidado especial por parte dos seus responsáveis.

 

  Para os estreantes, a atenção deve ser redobrada, afinal, o primeiro dia de aula, muitas vezes, pode trazer resistência àqueles que não foram preparados para encarar um novo ambiente com pessoas totalmente desconhecidas. A insegurança toma conta dos pequeninos, e se os pais não souberem como os preparar, as consequências podem ser imprevisíveis. Os responsáveis precisam ser sensíveis e devem começar a estimular os filhos bem antes do início das aulas, falando para eles dos novos colegas, das “tias” [professoras], das brincadeiras, daquilo de belo que elas aprenderão no novo ambiente escolar. Se possível, levá-los, antes do início das aulas, à escola para que eles possam conhecê-la e se familiarizar com ela.

 

  No primeiro dia de aula, as crianças devem ser acompanhadas pelos pais até o portão da escola, pois a presença destes faz toda a diferença para elas. Na falta deles, é preciso a companhia de alguém com quem a criança se sinta bem e segura. Sabemos que, nos primeiros dias, principalmente para os iniciantes, há um o choro incontrolável de alguns que deixam os pais de coração partido. É notório que o período de adaptação costuma ser cheio de dúvidas e receios, a impressão é que os pais sofrem tanto quanto os filhos ou até mais que estes.

Escola Espaço da Criança - Todos os direitos reservados